terça-feira, 14 de julho de 2009

Portfolio da CAJE

CAJE – CONSULTORIA E ASSESSORIA JUNIOR DE ECONOMIA

PORTFOLIO

A CAJE – Consultoria e Assessoria Junior de Economia / UFPB é uma organização gerida por universitários que contam com a orientação de professores e profissionais experientes nos serviços prestados.

Sua Diretoria Executiva é composta por graduandos em Ciências Econômicas da UFPB, eleita pelos associados da empresa. Atualmente a CAJE possui mais de 120 associados, os quais se mostram capazes e interessados em realizar os diversos serviços ofertados pela empresa.

(i) Serviços CAJE:

1. Consultoria

Aconselhamento, orientações, idéias, transferência de conhecimentos, consultas, tira dúvidas, não envolve a operação de qualquer serviço e sim a orientação ao administrador, para que ele e seus subordinados apliquem as orientações, soluções e sugestões propostas e discutidas. Normalmente não "In loco".

2. Assessoria

Envolve, além dos serviços de consultoria, a operação de parte dos serviços, agindo às vezes como um gestor, diretor ou gerente terceirizado, intermediário, negociador, executivo, de uma determinada área ou do conjunto ou ainda só em determinado assunto. Sempre com o acompanhamento, participação e da aprovação final do empresário.

3. Elaboração de Estudos Mercadológicos (Pesquisa de Mercado)

Análise de mercado;

Análise do cliente;

Análise da concorrência;

4. Desenvolvimento de instrumentos para controle econômico-financeiro.

Análise da estrutura de custos e capitais, da necessidade de capital de giro, dos investimentos potenciais através de informações financeiras e contábeis e da elaboração de um Fluxo de Caixa eficiente. A partir disso é possível a construção de previsões e do estabelecimento de diretrizes para a tomada de decisões, de modo a privilegiar a melhor alocação de recursos e contribuir para a maximização do Resultado Econômico (lucro).

5. Plano de Negócios

O Plano de Negócios é um documento que sistematiza toda a estrutura da empresa, geralmente com o objetivo de apreender possíveis investidores de um negócio. É feita a exposição detalhada da organização e de seus recursos (humanos, tecnológicos, etc), a análise do mercado em que ela está inserida e a descrição de suas finanças. Com isso, o Plano de Negócios sintetiza as informações que realmente interessam a um investidor em um documento que oferece uma visão geral da empresa. O Plano de Negócios pode ser utilizado também para análise interna da empresa. A consultoria de Plano de Negócios elabora tal documento, com base em informações fornecidas pelo empresário e levantadas pela empresa júnior junto ao mercado.

6. Projetos

Projeto de viabilidade econômica

Projetos de desenvolvimento de produtos

Projetos de Financiamento e Refinanciamento

Projetos de atendimento à demanda Social (Cidadania Corporativa)

7. Levantamento e Análise de Custos de Produção e de Serviços

É muito importante que o empresário conheça os custos de sua empresa, a fim de que possa tomar decisões conscientes que melhorem sua eficiência. A análise detalhada desses custos pode ter também outros objetivos como, por exemplo, a redução dos gastos e aumento da produtividade ou a análise do desempenho da empresa. Por isso, a consultoria de Sistema de Custos busca estruturar uma área financeira com demonstrações contábeis básicas e analisar os custos de produção, que são otimizados a partir de então.

8. Perícia Econômica e Financeira

9. Cursos e Palestras

10. Intermediação de estágios

11. Formação de preços

(ii) VANTAGENS:

· PREÇO - A CAJE é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de lapidar jovens talentos, os preços praticados são bem abaixo do mercado com o intuito de manter o funcionamento operacional da empresa.

· INTERAÇÃO – A CAJE levará ao seu cliente a ligação com o mundo universitário, este responsável pelas inovações científicas demandadas pela sociedade.

· QUALIDADE – Nossos serviços são orientados por profissionais formados que têm a responsabilidade no caráter legal. Todos os serviços são assinados com registro do CORECON-PB.

(iii) PARCEIROS:

· UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

· GAPPE - GRUPO DE ASSESSORIA, PLANEJAMENTO E PESQUISA ECONOMICO / UFPB.

· COORDENAÇÃO DO CURSO DE ECONOMIA DA UFPB.

· PB-JUNIOR